sexta-feira, 13 de maio de 2011

O que Eu aprendi.

Quando eu era pequena, eu tive que não ter para aprender a valorizar. Quando eu queria as coisas, minha mãe e meu pai me diziam que eu deveria ter um bom comportamento e eu teria o que eu quisesse. Ela me ensinou que tudo não é do jeito que eu quero e as coisas a gente tem que lutar e conseguir pelos nossos méritos. 
Minha mãe falou que as pessoas só aprendem com os erros e aquelas que não aprendem não merecem respeito, pois são pessoas de personalidade frágil e que não têm nada a acrescentar no mundo. Eu aprendi que só se erra uma vez porque da segunda estamos treinados para se desviar deste mesmo erro. Quando eu era pequena se eu gritasse, quebrasse alguma coisa, ou fizesse qualquer coisinha errada e que prejudicasse alguém ela não me dava somente um sermão, me dava uma surra, ela me batia sim, não pra ver doer, mas pra eu aprender e eu aprendi. 
Cresci ouvindo que as pessoas devem ter valores e que não temos um chão só pra nós andarmos, mas que devemos compartilhar os caminhos. E ainda que não devemos pensar apenas em nós, enquanto todos precisamos uns dos outros, que o egoísmo só nos traz solidão e isolamento, e que não custa nada e só nos faz bem pensar no próximo porque um dos mandamentos de Deus é "Amai o próximo como a ti mesmo". Minha mãe e meu pai me ensinaram que devemos tratar as pessoas com respeito e não tratar ninguém mal e também não deixar que me faltem com respeito e  que me tratem mal. Meu pai me falou esses dias que eu não devo trair ninguém mesmo que esse alguém tenha me traído e me disse ainda que la na frente essa pessoa terá sua provação e que Deus manda "Não adulterarás"
Quando era pequena passei vergonha e nunca mais quis passar novamente, passei dificuldade e nunca mais quero passar novamente.  Meus pais me ensinaram os valores mais importantes que eu tenho hoje. Eles sempre me falaram que eu não posso fazer maldade com ninguém e que é bom que eu faça o bem para as pessoas, que isso será bom pra mim, que eu iria gostar disso e que Deus iria reconhecer. 
Meu pais me falaram que prejudicar as outras pessoas só fere a mim mesma. Meu pai me falou que homem de verdade é aquele que assume todos os seus atos independentes do que eles tenham sido e que se você for uma pessoa boa você provavelmente será perdoado pelos ruins, mas ele disse que pessoas melhores não fazem essas coisas ruins e ele tem me ensinado a ser sempre melhor. Minha mãe me manda todos os dias ter cuidado com as pessoas e que elas podem te fazer mal mesmo de longe e que eu devo orar, orar sempre. 
Eu aprendi que não somos nós que devemos julgar os outros, e minha mãe me falou que não podemos ajudar quem não quer ser ajudado e meu pai falou que só devemos também fazer o bem para quem quer o bem, pois tentar fazer para quem não o deseja é como dar murro em ponta de faca. Eles me disseram que pessoas não mudam da noite pro dia e que não mudamos ninguém sem que essas pessoas queiram mudar. A mudança tem que ser escolha de cada um. Eu aprendi que não devemos falar mal de ninguém ou inventar qualquer coisa sobre as pessoas e isso é algo que também faz parte dos mandamentos de Deus "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo", as pessoas não merecem ser caluniadas sem cometerem calúnias e geralmente elas não são como as outras que cometem suas injúrias, sem se importar com as consequências e as feridas que podem causar. 
Meus pais sempre me falam que eu devo me valorizar acima de tudo, amar a mim mesma e nunca deixar que me coloquem pra baixo, impor o meu respeito e não abrir guarda pra quem não merece, pois se abrirmos estes continuarão nos ofendendo sempre. Não devemos dar a corda para que nos enforquem se já tentaram nos sufocar. Meus pais sempre me disseram pra ter atitude e pra não deixar que as pessoas me façam de besta pois eu sempre seria um burro de carga pra elas. Eles me falaram pra estar sempre atenta e enxergar além do que está em nossa frente, ter visão e tentar ao máximo ver como eu posso me sair bem das adversidades, evitar as coisas desagradáveis da vida e me jogar nas boas oportunidades. Eles me ensinaram a sempre ter Deus no coração. Eles me ensinaram e hoje eu pratico e tenho a plena certeza que estou no caminho para ser uma pessoa melhor e eu serei. Obrigada pai e mãe por tudo que sou hoje, pela pessoa de respeito e que respeita que sou. E hoje aprendi o significado do mandamento "Honra a teu pai e a tua mãe". Prometo não os fazer passar vergonha, nem os decepcionar e sempre valoriza-los demostrando quem eu estou me tornando e nunca ocultar o que sou.

Thamyne D'el Rey

Que Deus esteja no coração de todos nós!

5 comentários:

c.t. disse...

Não poderia ter sido mais lindo, mais bem escrito!
Deu uma verdadeira lição de moral em muita gente meu amor!
Correta e justa, sem fazer mal a ninguém, como sempre.
TE AMO.

Poeta Insano disse...

Olá garota...
Simplismente perfeito!
Uma lição de vida!
O ensinamento que todos os pais deveriam dar a seus filhos.
Dignidade, hornra, conduta, fidelidade... Sempre costumo dizer que minha palavra preferida é ''Justiça'', não no sentido de fazer justiça e sim de ser sempre justo. Obrigado por nos contar uma parte importante de sua vida, e parabéns por reconhecer e respeitar todos os ensinamentos que seus pais te deram, e orgulhar-se por tê-los recebido e os seguido. Um abraço.

Anônimo disse...

Lucas Melo disse:

Muito bom... bom mesmo...
E isso já em bom na teoria... pensar em mudar, já é em si uma mudança de pensamento, e por essência uma mudança.
Na prática tudo isso é ainda mais bonito. Espero um dia alcançar o patamar de saber e praticar todas essas coisas.
Somos todos humanos, falhos...
Mas acredito que vivemos sempre em eterna metamorfose. Variamos em altos e baixos, sempre aprendendo, com boas experiências ou não.
E o importante é perceber como diria Pablo Neruda que:
"Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio pleno de felicidade".

c.t. disse...

Milhouse deveria ter um Blog...
kkkkkkkkkkkkk'

Sol Maria Rodrigues disse...

ótimo.